segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Encontro do Idoso lota o Salão Nobre da AFMC


Encontro do Idoso lota o Salão Nobre da AFMCO Salão Nobre da Associação dos Funcionários Municipais de Cambé recebeu pelo menos 500 pessoas durante o Encontro Temático do Idoso, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Cambé.
Por uma tarde os participantes foram envolvidos em diferentes atividades, além de apresentações artísticas e outras formas de confraternização. Após a abertura do Encontro Temático, pronunciaram-se a secretária municipal de Assistência Social, Ângela Cristina Pascueto Amaral; a presidente da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI) de Cambé, Ana Paula de Angeli Andrade, e a vice-prefeita Cidinha Pascueto.
O tom dos pronunciamentos foi sobre a importância das pessoas procurarem por seus direitos, aproveitando a rede de serviços disponível no município. A programação artística incluiu números de dança espanhola, a apresentação de um casal de dança, e show musical.
“A Política Municipal do Idoso em Cambé ganha destaque com a formação do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. Este Conselho existe para garantir, prover e defender de forma ética os direitos da pessoa idosa”, lembrou aos participantes texto assinado por Ângela Cristina Pascueto Amaral em publicação distribuída durante o Encontro Temático.
Encontro do Idoso lota o Salão Nobre da AFMCO material contém esclarecimentos e orientações sobre os direitos dos idosos, bem como endereços e telefones dos locais que devem ser procurados para que estes direitos possam ser garantidos ao cidadão. Serviços de saúde, benefícios garantidos por lei, pensão alimentícia, aposentadoria por idade, transporte coletivo urbano e interestadual gratuitos, acesso ao trabalho, propriedade de atendimento e de estacionamento, rede de assistência social entre outros estão especificados na publicação.
Durante o Encontro, os organizadores reforçaram que, no Brasil, é considerada idosa a pessoa com 60 anos ou mais. A Constituição Brasileira diz que “É dever da União, representada pelo Governo Federal, promover o bem de todos, sem preconceito ou discriminação por causa da idade”. Alguns benefícios, como é o caso do BPC (Benefício da Prestação Continuada), considera a idade mínima de 65 anos para a pessoa ser contemplada com este direito.
O mesmo ocorre com a aposentadoria por idade, que é de 60 anos para a mulher e 65 anos para o homem. No caso do transporte gratuito, a idade mínima é de 65 anos para o transporte coletivo urbano e 60 anos para o transporte coletivo interestadual.













Nenhum comentário:

Postar um comentário