quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CAMBÉ DE FATO: 8ª Conferência de Assistência Social define metas de trabalho

Na ultima edição do jornal Cambé de Fato a VIII Conferência Municipal de Assistência Social foi destaque, segue a matéria de Fabio Bertoleto:


8ª Conferência de Assistência Social define metas de trabalho

Com o tema “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”, foi realizada no último dia 29 no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora a 8ª Conferência de Assistência Social. A Conferência teve como objetivo debater e aprovar as propostas que foram discutidas nas pré-conferencias realizadas nas áreas de abrangência dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Uma das novidades, é que, partir de agora, os usuários também passam a fazer parte do Conselho Municipal de Assistência Social de Cambé. Antes, somente integrantes do poder público e da sociedade civil organizada podiam compor o conselho. Durante a Conferência, a secretária de Assistência Social, Ângela Cristina Pascueto Amaral, ressaltou a importância da participação de representantes de entidades e dos usuários para fortalecer o Sistema Único da Assistência Social do Município. “Nós buscamos a cada dia oferecer mais cidadania para os nossos usuários através do trabalho realizado diariamente por todos os integrantes da nossa equipe”, disse. “E agora, com a participação da comunidade e também dos usuários, nós podemos dar novos rumos para a nossa caminhada em benefício do cidadão”.
O prefeito João Pavinato também se fez presente e, no seu discurso endossou as palavras da secretaria de Assistência Social. O prefeito, ainda, fez questão de destacar a importância do Conselho para melhorar ainda mais a qualidade do trabalho realizado pela Assistência Social no Município. Ainda de acordo com o prefeito, hoje a Assistência Social de Cambé é muito mais do que apenas oferecer ajuda para os mais necessitados. “Hoje, em Cambé, a Assistência trabalha com uma visão mais ampla, e que gera resultados positivos para os assistidos”, disse. “O assistencialismo deu lugar às ações que ajudam a melhorar a qualidade de vida das famílias. Através do trabalho sócio educativo com as famílias, das oficinas realizadas e do resgate da dignidade, as famílias estão mais fortalecidas graças ao trabalho da Assistência Social”, disse o prefeito.
A professora formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em Políticas Sociais, Denise Maria Funk de Almeida foi convidada para proferir uma palestra sobre as políticas públicas voltadas para a Assistência Social. De acordo com ela, é um desafio muito grande para a Assistência Social se fortalecer e se consolidar na sociedade. “Culturalmente as políticas da Assistência Social são vista ainda com preconceitos”, disse. “Isso já está mudando, hoje, quando falamos de ações voltadas para o setor, nós estamos nos referindo a serviços de qualidade prestados para a população”, observa. 
Confira também as fotos do evento:














Nenhum comentário:

Postar um comentário